quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Alimentos congelados: vantagem ou desvantagem?



O  mundo tem tornado-se dinâmico. Não há tempo para mais nada. Temos que estudar, trabalhar, fazer cursos, banco, compromissos, reuniões.. muitos de nós não se alimentam devidamente, comem em qualquer esquina, qualquer salgado, que tal? quem nunca?

O fato é que além de prejudicar a saúde, devido ao consumo descontrolado de alimentos ricos em gorduras, carboidratos e sódio,  quase não fazemos mais compras em feiras livres ou o ritual de limpar e cortar verduras e legumes antes de uma refeição. 

Com o tempo escasso, dedica-se menos tempo ao preparo de refeições e isso tem promovido mudanças nas vertentes das Indústrias de Alimentos. 

Primeiramente, nos métodos de conversação. Com o passar dos anos e o desenvolvimento de novas tecnologias a utilização do sal e condimentos para a conservação dos alimentos foi deixada de escanteio, o mais comum, basta olhar na sua cozinha, é a utilização do frio da geladeira ou o gelo do congelador.

O texto de hoje implica na técnica industrial do ultra congelamento de alimentos.

Durante muito tempo, na Europa, a conservação dos alimentos através do uso do ''frio'' ocorria em lugares subterrâneos, onde apenas famílias ricas possuíam grutas que continham gelo natural ou neve retiradas das montanhas. Entretanto, no século 19, a técnica do congelamento foi aperfeiçoada industrialmente. Atualmente, empresas de qualquer porte possuem esta tecnologia que é indispensável para a manutenção da qualidade de diversos segmentos alimentícios.

A principal diferença entre o congelamento dito, ''convencional'' e o ultracongelamento, consiste no tempo em que a peça demora para ser congelada. Quanto mais rápido, melhor, porquê?

Via de regra, o congelamento lento proporciona a formação de maiores cristais de gelo e em formatos pontiagudos, estes, danificam a estrutura celular do alimento que, durante o descongelamento, sofrem a desidratação celular pela perda de líquidos. 

Os ultracongeladores são equipamentos capazes de congelar alimentos, mantendo as propriedades e o frescor dos alimentos por muito mais tempo, com segurança que o resfriamento rápido permite.

Uma das grandes vantagens é a manutenção das qualidades sensoriais e nutricionais, o processo não promove alterações significativas na cor, textura e aroma dos alimentos. Além disso, para pratos pré-prontos, proporciona menor desperdício, tendo em vista que a comida será aquecida e regenerada somente na quantidade adequada para cada estabelecimento. Esta vantagem tem levado a muitos restaurantes a comprarem este tipo de equipamentos.



Os estabelecimentos que trabalham com panificação também têm aderido à técnica do congelamento, permitindo diminuição da mão-de-obra especializada, espaço ocupado, custo com equipamentos de produção (como masseiras, divisoras, modeladoras e balanças por exemplo), dentre outros. A tendência são indústrias que produzam massas congeladas e as ''padarias'' apenas fermentem e assem os produtos.

Portanto, havendo aumento nos lucros dos estabelecimentos, garantindo a segurança alimentar dos produtos, proporcionando, por exemplo, algumas frutas, por períodos mais longos do que os sazonais rotineiros.. tudo isso acaba levando vantagem não somente para quem presta o serviço de alimentação, mas também para quem consome.

Todos ganham com a utilização do congelamento de alimentos.



2 comentários: