terça-feira, 26 de novembro de 2013

O que é Engenharia de Alimentos?

São as técnicas e os conhecimentos usados na fabricação, na conservação, no armazenamento e no transporte de alimentos industrializados. Esse profissional atua em escala industrial, cuidando de todas as etapas de preparo e conservação de alimentos de origem animal e vegetal. Seleciona a matéria-prima, como leite, carnes, peixes, legumes e frutas, e define a melhor forma de armazenagem, acondicionamento e preservação dos produtos, projetando embalagens. Desenvolve e testa formulações, com a finalidade de determinar o valor nutricional de alimentos industrializados, seu sabor, sua cor e sua consistência. Desenvolve tecnologias limpas e processos para aproveitamento de resíduos. A indústria alimentícia é, sem dúvida, o principal campo de atuação desse engenheiro. Mas ele pode trabalhar, ainda, em indústrias fornecedoras de equipamentos, embalagens e aditivos.


Entrevista exclusiva com Rafael Audino Zambelli, Engenheiro de Alimentos  graduado pela Universidade Federal do Ceará (2011), atualmente cursa pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, nível Mestrado, na Universidade Federal do Ceará (2012-2014) onde desenvolve pesquisas nas áreas de Desenvolvimento de Novos Produtos e Inovação, com ênfase em Alimentos Funcionais. Processos de Congelamento de Alimentos, com ênfase em panificação. Tecnologia de Cereais, Produtos Isentos de glúten, Tecnologia de Bebidas, com ênfase em bebidas mistas de frutas e cereais e Análise Sensorial de Alimentos.



Escolhi Engenharia de Alimentos porque achei a ideia de trabalhar com o processamento de alimentos interessante, como eu gostava de matemática e biologia resolvi fazer o curso. Acabei que no começo não gostava muito, pensei em desistir no segundo período, mas a partir do 3° comecei a ver disciplinas de físico-química e microbiologia e passei a gostar. O que mais gostei no curso foi as disciplinas de operações unitárias, e as tecnologias de massas e frutas.

                        



Um comentário:

  1. Ótimo saber que o propósito do curso de Engenharia de Alimentos é preparar profissionais capazes de desempenhar as atividades de Engenharia dentro das indústrias do ramo da alimentação, desenvolvendo projetos e processos produtivos, a partir das características de qualidade dos recursos e aumento da produtividade.

    ResponderExcluir