terça-feira, 18 de março de 2014

Valor Calórico dos Alimentos

Prestar atenção no valor calórico dos alimentos ajuda a manter o peso


macarrão

Macarrão

Alimento rico em carboidrato que é a principal fonte de glicose, gerando assim energia para o seu corpo. Uma xícara de macarrão cozido contém em média 240 calorias. Para deixá-lo mais nutritivo, dê preferência às massas integrais e a molhos caseiros e saudáveis.

Mel
O mel, além de delicioso, contém propriedades que só te farão bem. Ele é antioxidante, antibiótico natural, aumenta o desempenho em atividades esportivas, deixa a pele mais bonita, regula todo o organismo e é um ótimo substituto natural do açúcar industrializado. Use o mel para adoçar o leite, passar no pão ou comer com frutas.

Azeite

Uma colher de sopa de azeite sobre a comida e você ganhará algumas calorias nutritivas no seu dia a dia. O azeite contém diferentes vitaminas (A, D, K e E) e é até capaz de prevenir o câncer. Ele também ajuda a reduzir o colesterol, protege contra osteoporose, auxilia o bom funcionamento do coração e cérebro e é um ótimo anti-inflamatório.

Frutas secas

Coloque uvas passas, ameixas, damascos e outras frutas secas no leite, iogurte ou salada de frutas e tenha um aumento saudável de calorias. Elas também são ricas em fibras e muito nutritivas.

Sucos

Sucos naturais costumam ser bastante calóricos, além de muito nutritivos. Inclua-os no seu café da manhã e lanche.

Alimentos com calorias vazias

Evite alimentos calóricos e nada saudáveis como os embutidos (salsicha, mortadela, salame), bolachas recheadas, frituras, Fast food, queijos processados e muitos outros industrializados ricos em açúcares e gorduras saturadas. Tenha o hábito de ler o rótulo dos produtos antes de levá-los para casa. Querendo ou não ganhar peso, o importante é manter os bons hábitos alimentares.

.






Muitas vezes, consumimos alimentos que são verdadeiras bombas calóricas disfarçadas, enquanto outros não engordam tanto quanto parecem. E é importante ficar de olho nessas quantidades para não ultrapassar o valor diário recomendado: 2 mil calorias para as mulheres e 2.500 para os homens, em média.








segunda-feira, 17 de março de 2014

Requeijão Probiótico

Católica do Porto desenvolve requeijão probiótico em laboratório

       

Universidade Católica do Porto desenvolve requeijão probiótico

 (Solução para valorizar o soro poluente resultante da produção de queijo)


Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, no Porto, criou, em laboratório, um requeijão probiótico. Trata-se de uma investigação que arrancou com vista a encontrar uma solução para valorizar o soro, um subproduto da indústria de lacticínios com elevada carga poluente. A pesquisa concluiu que, através da incorporação de culturas probióticas no requeijão, é possível obter novos tipos de queijos e/ou sobremesas lácteas, que ficam dotados de propriedades nutricionais melhoradas.


O estudo conduziu ao aprofundamento das aplicações das proteínas do soro, criando alternativas para a sua utilização e, consequentemente, permitindo a redução do seu carácter poluente. Paralelamente, permitiu o desenvolvimento de novos produtos, que associam o elevado valor nutricional das proteínas do soro aos benefícios dos probióticos, enquadrando-se no crescente segmento dos alimentos funcionais. 





Os principais resultados do estudo incluem ainda a avaliação preliminar sobre a adequabilidade e utilidade da implementação desta tecnologia na indústria de lacticínios. O consumidor procura cada vez mais uma alimentação saudável e equilibrada e que possa contribuir para a prevenção de determinadas doenças. Foi neste âmbito que surgiu a investigação em alimentos funcionais (naturais ou enriquecidos com aditivos alimentares – como vitaminas, minerais dietéticos ou culturas bacterianas – que contribuem para a manutenção da saúde e redução do risco de doenças). As bactérias probióticas são exemplos de substâncias biologicamente activas que se podem encontrar em alimentos funcionais.